domingo, 12 de junho de 2011

Santo Antônio de Pádua - 13/6/2011

Santo Antônio de Pádua

Celebração no dia 13 de junho, data da sua morte, em Pádua, em 1.231.


Fernando de Bulhões e Taveira nasceu em Lisboa e foi um Doutor da Igreja. Era culto e proveniente de uma família rica. Ordenado sacerdote entre os cônegos regulares de Santo Agostinho, deixou-se fascinar pelo ideal franciscano, por ter visto os corpos dos cinco primeiros mártires franciscanos de Marrocos. Entrou no convento de Santo Antônio de Coimbra, onde recebeu o nome de Antônio(...). A profundidade dos textos doutrinários de santo Antônio fez com que em 1946 o papa Pio XII o declarasse doutor da igreja. No entanto, o monge franciscano conhecido como santo Antônio de Pádua ou de Lisboa tem sido, ao longo dos séculos, objeto de grande devoção popular. Sua veneração é muito difundida nos países latinos, principalmente em Portugal e no Brasil. Padroeiro dos pobres e casamenteiro, é invocado também para o encontro de objetos perdidos. Sobre seu túmulo, em Pádua, foi construída a basílica a ele dedicada.



Venerado no mundo todo, o santo mais popular da igreja católica, Santo Antônio, é conhecido por sua humildade e devoção aos pobres e explorados, bem como à igreja e seus preceitos. É conhecido como o santo casamenteiro, além de ajudar a encontrar objetos perdidos e por ser o padroeiro dos militares. Feitos prodigiosos eram atribuídos a Santo Antônio o que contribuía para o crescimento de sua fama de santidade.

Diz-se que ele ressuscitava mortos, curava doenças, aliviava o sofrimento dos pobres e ajudava moças a arrecadarem dinheiro para o casamento - daí a fama de casamenteiro.



Casamenteiro: simpatias como colocar o santo de cabeça para baixo ou tirar o menino de seu colo para só devolvê-lo depois de alcançar a graça são feitas pelas moças que almejam conseguir se casar. Normalmente esses rituais são feitos na madrugada do dia 13 de junho, dia da morte de Santo Antônio. Santo Antônio amava a natureza e a solidão, gostava de meditar em lugares afastados, longe do barulho da cidade. O lírio que aparece, em algumas imagens, nos braços ou nos pés do santo ou da criança simboliza a pureza.


A trezena é uma celebração que dura 13 dias, durante a qual os fiéis entoam cânticos, soltam fogos e celebram com comes e bebes junto a uma fogueira com o formato de um quadrado. Essa festança acontece entre 1 e 13 de junho - é a famosa festa de Santo Antônio.


Os pãezinhos: há ainda um costume muito praticado pela Igreja Católica e seus fiéis. No dia 13 de junho, as igrejas distribuem aos pobres os famosos pãezinhos de Santo Antônio. A tradição diz que esse alimento deve ser guardado dentro de uma lata de arroz como garantia de que não faltará comida durante todo o ano. Há quem diga que o pão não mofa, mantendo-se íntegro pelo período de um ano. Seja lá qual for a explicação para tal fenômeno, os fiéis dizem que sempre são atendidos em suas preces, seja em assuntos do coração, dinheiro ou objetos perdidos.



Oração de Santo Antônio
Ó grande e bem-amado Santo Antônio de Pádua! Vosso amor a Deus e ao próximo, vosso exemplo de vida cristã, fizeram de vós um dos maiores Santos da Igreja. Eu vos suplico tomar sob a vossa proteção valiosa minhas ocupações, empreendimentos e toda a minha vida.
Estou persuadido de que nenhum mal poderá atingir-me, enquanto estiver sob vossa proteção. Protegei-me e defendei-me: sou um pobre pecador. Recomendai minhas necessidades e apresentai-vos como meu medianeiro a Jesus, a quem tanto amais. Por vosso mérito, Ele aumente minha fé e caridade, console-me nos sofrimentos, livre-me de todo mal e não me deixei sucumbir na tentação. Ó Deus poderoso, livrai-me de todo o perigo do corpo e da alma. Auxiliado continuamente por vós, possa viver cristãmente e santamente morrer. Amém.




0 comentários:

Postar um comentário